Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Rebutia enxertada

Rebutia heliosa

Vi-a à venda enxertada num Hylocereus e como não gosto de cactos enxertados, ainda pensei duas vezes. Mas encontrar Rebutias é tão raro que não podia deixar de a trazer comigo. É claro que assim que chegou a casa ficou logo sem o suporte. Depois de alguns dias a secar o corte, foi plantada e há pouco tempo espreitei e já está a ganhar raizes.

6 comentários:

NELIO disse...

Bem estou sem palavras Cris....adorei os seus cactos principalmente esta rebútia lindíssima ......é verdade não tenho andádo muito pelos blogues pois agora estou um pouco mais ocupadinho ,ando agora aprendendo algumas dicas de pintura com um amigo que é pintor,por isso agora estou mais no atelier do que aqui mas sempre vou mostrando os meus ainda tímidos trabalhinhos...bom fim de semana e beijinho Cris,tudo de bom...

Rosan disse...

Cris,
É linda esta rebútia, também não tenho...
já vi fotos dela florida e as flores são lindas.
também não gosto de enxertados, e costumo tirar do enxerto quando compro algum, mas geralmente o que tem por aqui são sempre os mesmos...um cactu que quero comprar mas que só vi enxertado é um vermelho, não sei o nome, só sei que é todo vermelho...quando encontrar, vou tentar separa-lo e ver se funciona, tinha um amarelo que morreu depois que tirei do suporte...
parabéns por este teu está lindo.
beijo
Rosan

CrisB disse...

Nélio, muito obrigada, vindo de uma pessoa que também gosta de cactos, fico muito contente com o elogio.
Os teus quadros são muito bonitos, acho que fazes muito bem em aperfeiçoar as técnicas, pois o dom já o tens, parabéns.
Bjinho

Rosan, que pena ser tão dificil enviar plantas para aí, que senão eu enviava-te um rebentinho dessa. Se ela florescer esta primavera, e se ganhar sementes, eu guardo para ti:)
Quanto a esses cactos enxertados, os vermelhos (penso que Gymnocalycium) e amarelos (Chamaecereus), são cactos sem clorofila e não conseguem fazer a fotossintese, logo a única maneira de sobreviverem é serem enxertados. Agora, estes tipo Rebutia e outros que aparecem, esses sobrevivem bem pelas suas raizes.
Bjinhos

mari disse...

Bonita de máis esta rebútia, e tudas maravilhosas...
Eu n não gosto de enxertados,más não sei como fazer para tirar o enxerto ja que sempre ponhem no inxerto porque é delicado para crescerem..
Parabéns por este teu maravilhoso!mari

CrisB disse...

Mari, eu penso que a algumas as enxertam para ficarem mais atractivas, é só uma ideia minha, pois as Rebutias crescem bem sem enxerto.
Segundo tenho lido o ideal para baixá-las do enxerto é deixar um pouco do porta enxerto e de depois de seco, plantar assim, ficando só a planta enxertada à vista.
A esta minha retirei quase todo o porta-enxerto, talvez por desconhecimento, mas parece que tive sorte e está já a enraizar.
Um beijo
E um Bom Ano de 2010
Cris

Unknown disse...

Tenho alguns cactos enxertados gostaria de saber se eu posso enterrar o cavalo e deixar apenas a ponta enxertada para fora